Busca no site:

Professores do México e dos Estados Unidos discutem educação do século XXI em Juiz de Fora

O professor da Universidade Harvard (EUA) Fernando Rimers

O professor da Universidade Harvard (EUA) Fernando Rimers

O professor Fernando Reimers, da Universidade Harvard (EUA), estará em Juiz de Fora na próxima semana, para ministrar o curso “Liderança Educacional e Competências para o Século 21”. A proposta do encontro é discutir com os diretores escolares o papel dos gestores em introduzir mudanças curriculares destinadas a tornar a educação mais relevante para as necessidades do século 21.

O mini-curso é destinado aos alunos da turma de 2011 do Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd-UFJF). As atividades serão divididas em três sessões, de três horas de duração cada, que combinarão palestras, trabalhos em pequenos grupos e discussões: a) Liderança, Educação e Globalização: a necessidade de se inovar em educação; b) Liderando mudanças nas escolas; e c) Apoiando a liderança inovadora nas escolas a partir do sistema escolar.

Reimers é diretor do Programa Internacional de Políticas Educacionais da Escola Superior de Educação, professor da Escola de Extensão de Harvard e afiliado à Faculdade de Direito. A pesquisa desenvolvida por ele se concentra na inovação educacional e educação global, além do impacto das políticas, lideranças, currículos e o desenvolvimento profissional na qualidade e na relevância da educação para desenvolver as habilidades e competências esperadas para o século XXI, estendendo as oportunidades para crianças e jovens socialmente desfavorecidos.

Como parte dos esforços do CAEd para expandir as parcerias internacionais, dois professores do Centro de Investigación y Docencia Económicas (CIDE), no México, também estão chegando a Juiz de Fora na próxima semana para ministrar dois cursos que servirão como disciplinas eletivas para os alunos do mestrado do CAEd. Sergio Cárdenas Denhame vai oferecer o curso “Administração Centrada da Escola”, e Edgar Ramírez de la Cruz trabalhará com a disciplina “Análise de Redes em Políticas Públicas e Gestão Educacional”.

Além destes, outros dois professores mexicanos vêm a Juiz de Fora na próxima semana a convite do CAEd. O coordenador do Centro Nacional de Evaluación para la Educación Superior (Ceneval), Rafael Vidal Uribe, vai participar de uma mesa redonda com Fernando Reiners, na segunda-feira (16), para debater os desafios e rumos da avaliação em larga escala no mundo. O encontro, que acontece das 14h às 17h no prédio novo do ICH, na UFJF,  será mediado pelo coordenador administrativo do CAEd, Manuel Palácios.

Já o coordenador de informações do Ceneval, Javier Díaz de la Siena, vai se reunir na terça-feira (17) com representantes do Inep e do CAEd, na nova sede da Avenida Itamar Franco, para apresentar a experiência mexicana com a administração de bancos de itens de avaliação.

De acordo com Luís Antônio Fajardo Pontes, analista de dados sênior do CAEd e professor do mestrado, “o grande objetivo [desta iniciativa] é preparar os diretores de escolas para enfrentarem os desafios da educação do século XXI”. Ele chama a atenção para a necessidade de desenvolver estratégias para que os alunos se tornem cidadãos integrados e produtivos dentro desta nova ordem social. O analista destaca também alguns estudos do professor Reimers, que detectam atualmente um ensino muito defasado, com conteúdos de relevância questionável e ainda longe da necessária sintonia com os avanços tecnológicos.

Compartilhe:


Criado em: 12 jan 2012 | Categoria: Notícias |