Secretário de Educação do Rio ministra palestra na UFJF
O secretário de Estado de Educação do Rio de Janeiro, Wilson Risolia, ministrou palestra de aula inaugural para 120 alunos da primeira turma do Curso de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na qual falou sobre a experiência do Saerjinho no Estado do Rio.
O encontro contou ainda com a presença do coordenador do curso e também do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da UFJF, professor Manuel Palácios.
Risolia destacou que o objetivo do Saerjinho é monitorar a qualidade do ensino na rede pública do estado. “O Saerjinho é uma avaliação bimestral diagnóstica, que nos ajuda a identificar deficiências educacionais para que possam ser corrigidas, ou seja, nos possibilita fazer uma correção de rumo”, ressaltou.
O Saerjinho começou a ser aplicado nas escolas da rede estadual no ano passado. Participam dos testes todos os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio.
Além de Língua Portuguesa e Matemática, os alunos do Ensino Fundamental realizam provas de Ciências, enquanto os do Ensino Médio são avaliados em Química, Física e Biologia.
Entre as principais medidas desenvolvidas a partir do resultado do Saerjinho estão o reforço escolar, com aulas no contraturno; formação continuada para professores; material pedagógico; e Gestão Integrada da Escola (Gide).