Busca no site:

Harvard oferece curso online gratuito em Análise e Pesquisa de Políticas Educacionais

A Universidade Harvard, nos Estados Unidos, está oferecendo gratuitamente pela internet o curso de Análise e Pesquisa de Políticas Educacionais em Perspectiva Comparada. As aulas serão ministradas pelo professor de Educação Internacional da Ford Foundation, Fernando Reimers EdD, da Harvard Graduate School of Education. Ele esteve este mês em Juiz de Fora, onde debateu com professores e gestores de escolas as competências e habilidades necessárias para formar o cidadão do século XXI.

O curso discute como líderes políticos, consultores internacionais e empreendedores sociais podem ajudar a melhorar as oportunidades educacionais nos países em desenvolvimento; como podemos ajudar as crianças pobres e marginalizadas a obterem uma educação decente, e qual a importância disso para suas perspectivas futuras de vida e para o desenvolvimento das sociedades em que vivem. Os participantes terão a oportunidade de examinar mudanças fundamentais nos desafios globais da educação contemporânea, com foco em opções para efetuar uma mudança sistêmica nos modelos de educação pública dos países em desenvolvimento. “Discutimos os atuais esforços globais para oferecer educação de qualidade. Examinamos o papel das agências internacionais e governos em avançar na reforma política e estudamos várias abordagens para a geração e análise de alternativas políticas”, destaca o professor.

Durante as aulas, os participantes vão conhecer alguns dos principais desafios educacionais em nível internacional e o que se pode aprender com a pesquisa educacional comparada. Segundo Reimers, é importante entender como os governos, organizações não-governamentais e instituições internacionais em todo o mundo podem apoiar o trabalho dos professores de forma a promover o sucesso escolar e o desenvolvimento de todos os alunos; como a educação comparada pode ajudar na reforma das políticas educacionais; o que assessores políticos estão fazendo e quais instituições se dedicam a isto. “Este curso examina essas e outras questões sobre a teoria e a prática da educação internacional comparada, revisando algumas das principais questões que afetam a oportunidade de acesso e aprendizado nas escolas em diversos contextos nacionais”, diz.

O curso é dividido em três partes. A primeira é uma introdução à educação comparada e internacional que examina os desafios educacionais contemporâneos. “Nós revisamos os fatores que influenciam as oportunidades educacionais. Examinamos debates políticos contemporâneos quanto às opções para melhorar a qualidade, equidade e eficiência”, explica o professor. A segunda parte trabalha com o processo de análise, avaliação e pesquisa de políticas educacionais, com foco no debate sobre como a política educacional é formada e que caminhos alternativos permitem conceituar o papel da pesquisa e dos processos de análise na formação das políticas. A última seção revisa as pesquisas comparadas e internacionais para melhorar o funcionamento das escolas e as oportunidades de aprendizado.

As aulas gravadas são da Harvard Graduate School of Education, curso A-801. A modalidade gratuita não permite converter os créditos em disciplina acadêmica. Para estudantes de graduação interessados em validar os créditos, é preciso pagar uma taxa de US$ 1.045. Já os créditos para pós-graduação custam US$ 2 mil.

Fonte: Harvard University Extension School

http://isites.harvard.edu/icb/icb.do?keyword=k89458

Compartilhe:


Criado em: 27 jan 2012 | Categoria: Notícias |