Formação de professores: prioridade na rede pública estadual de Goiás
Matéria foi publicada no caderno Escola do jornal Tribuna do Planalto
O aprimoramento profissional de professores, gestores, coordenadores pedagógicos, tutores e demais servidores da rede estadual tem recebido atenção especial da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que, só neste ano, realizou mais de dez cursos de formação em diferentes áreas. Prioridade para o Governo de Goiás, que busca excelência no ensino oferecido pela rede pública, a formação de educadores constitui-se uma das bases do primeiro pilar do plano de reforma educacional, que é a valorização da carreira do profissional da educação.
Entre as principais formações realizadas neste ano, destacam-se as dirigidas aos tutores pedagógicos e aos diretores de núcleos pedagógicos das subsecretarias regionais de educação. Esses profissionais dão o suporte pedagógico às escolas na implementação das ações dentro da reforma, como por exemplo, o planejamento quinzenal das aulas pelos professores, a bimestralização do currículo, a aplicação e análise das avaliações diagnósticas e o dia de trabalho coletivo na escola. A título de ilustração, no último dia 18, a Seduc fez novo encontro para discutir a prática da bimestralização na rede estadual.
Outro destaque foi o início do curso de pós-graduação em gestão escolar para os diretores de escolas. Todos os eleitos pela comunidade, depois de terem se preparado em curso oferecido pela Secretaria da Educação, estão fazendo a especialização durante a sua gestão. O curso de 522 horas, com dois encontros presenciais por bimestre, é ministrado em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Para os profissionais que trabalham como mediadores da inclusão de alunos com necessidades especiais, a Secretaria organizou três encontros de capacitação. O terceiro, realizado no dia 16 deste mês, em Goiânia, orientou os profissionais do Ensino Especial sobre como lidar com os casos de deficiência auditiva dentro da rede estadual. Houve mudanças no atendimento a alunos com necessidades especiais nas escolas públicas estaduais, por isso, tanto os professores de apoio à inclusão que atuam nas salas regulares quanto os de atendimento educacional especializado, que atendem em salas com recursos específicos para cada deficiência, no contraturno, precisaram da formação.
Com os resultados da Prova Goiás, aplicada em toda a rede em novembro do ano passado, a Secretaria da Educação teve também que preparar os diretores de núcleos pedagógicos das subsecretarias e os tutores para a interpretação e o uso corretos desses resultados. Duas capacitações foram realizadas em Goiânia, sendo que a primeira contou com a participação dos técnicos do CAEd.
Neste mês, a Secretaria realizou a capacitação inicial dos profissionais que irão trabalhar nas escolas com os programas de correção da distorção idade/série. Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Seduc deve atender neste ano letivo de 2012 cerca de 1.500 estudantes nos programas “Se Liga” e “Acelera Brasil”. A formação reuniu 150 profissionais da educação, entre professores e supervisores dos municípios de Águas Lindas, Americano do Brasil, Flores de Goiás e São Simão. A formação à distância será contínua e terá encontros presenciais no decorrer do ano.
Além de oferecer essas capacitações, a Secretaria da Educação mantém ambientes virtuais para as discussões e o aprimoramento à distância dos profissionais da rede estadual. Neste momento, a Seduc está estruturando a Escola de Formação de Professores e também a Academia de Lideranças para que os servidores da rede tenham a oportunidade de trilhar diferentes caminhos no aperfeiçoamento profissional, seja na docência, na especialização pedagógica ou no exercício de funções de liderança. As formações contribuem para elevar a qualidade do ensino e permitem que os profissionais possam avançar ainda mais na carreira.
Fonte: Secretaria da Educação do Estado de Goiás