Período Presencial do Curso de Mestrado Profissional
Durante o mês de julho, entre os dias 09 a 27 de julho, teremos o período presencial do Curso de Mestrado Profissional stricto sensu em Gestão e Avaliação da Educação Pública – oferecido pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd).
Serão oferecidas disciplinas eletivas em diversas áreas do conhecimento. Por isso, divulgamos o cronograma abaixo para os alunos dos programas de pós – graduação stricto sensu. Os interessados poderão cursar qualquer uma delas como disciplina de um crédito.
As atividades das disciplinas apresentadas a seguir acontecerão no Instituto de Ciências Humanas (ICH-UFJF), das 17h15 às 20 horas.
Semana I – (de 09 a 13 de julho) – de 17h15 às 20 horas
Equalização de Testes de Proficiência
Docente responsável: Wellington Silva – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd):
A comparação do desempenho de diferentes grupos de estudantes ao longo do tempo é um dos principais objetivos das avaliações educacionais e um dos grandes desafios para a psicometria. Para realizar essa tarefa, utilizamos métodos de equiparação de escores, também denominados métodos de equalização, de forma a manter uma mesma escala de proficiência entre diferentes avaliações.
Introdução a Grupos Focais
Docente responsável: Equipe da Coordenação de Análise e Publicações-Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd):
O Grupo Focal é uma técnica de metodologia qualitativa de pesquisa com a capacidade de evocar uma multiplicidade de perspectivas, processos e atribuições de significado. O curso abrange a elaboração e execução de projetos de pesquisa que utilizam grupos focais como fonte de informação. Abordamos as vantagens e desvantagens dos grupos focais perante outras técnicas de obtenção de informações (observação participante, entrevista em profundidade, questionários survey), os cuidados necessários com a seleção do local e as técnicas de registro das informações do grupo, fatores a se considerar na composição e no planejamento do grupo, o papel do moderador e algumas estratégias úteis para criar e manter uma discussão num grupo focal, bem como aspectos relacionados à qualidade de um grupo focal (nas fases de desenho, preparação, execução e reportagem dos resultados).
Tópicos em Sociologia da Educação: Desigualdade de Oportunidades e Recompensas
Docente responsável: José Alcides – Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF):
Através de quatro (4) seminários, a reflexão teórica relativa às classes sociais é apresentada em interseção com estudos empíricos relativos à estratificação social no Brasil. A partir da reflexão das classes, são estudadas quatro dimensões fundamentais: gênero, cor, renda e educação, sendo esta última analisada de forma específica e também transversal, ou seja, na interação com outras expressões de desigualdade.
Semana II – ( de 16 a 20 de julho) – de 17h15 às 20 horas
Administração Centrada na Escola
Docente responsável: Sérgio Cárdenas Denham – Centro de Investigacion y Docencia Económicas (México):
Análise dos principais achados referentes à implementação de programas educacionais na América Latina baseados na Administração Centrada da Escola, ou Schoolbased Management, bem como as principais lições derivadas dessas experiências e estudos, com o propósito de identificar oportunidades de melhorar a gestão escolar através da criação de condições para impulsionar políticas de planejamento participativo e de devolução de prerrogativas e capacidades decisórias para as comunidades escolares.
Análise de Redes em Políticas Públicas e Gestão Educacional
Docente responsável: Edgar Ramirez -Centro de Investigacion y Docencia Económicas (México):
A análise de redes fornece ferramentas visuais e matemáticas que permitem estudar as estruturas formadas pelas relações ou fluxos de recursos entre pessoas, grupos ou organizações. Particularmente na última década, a análise de redes tem contribuído para a compreensão de fenômenos educacionais como a gestão escolar, uma vez que seus avanços permitem estudar de uma maneira mais sistemática as estruturas de gestão escolar, bem como documentar seus efeitos sobre o desempenho de administradores, docentes e alunos. Além da introdução à teoria e conceitos de redes, o curso inclui uma introdução prática ao uso de um software específico para a produção de gráficos e a análise de redes.
Semana III (de 23 a 27 de julho) – de 17h15 às 20 horas
Introdução à Análise de Dados I
Docente responsável: Clécio Ferreira –Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF):
Introdução à análise de dados educacionais: variáveis e níveis de mensuração, distribuições de frequência, curva normal e escores padronizados. Estatística descritiva: medidas de tendência central e de variabilidade, representação e interpretação de dados em gráficos e tabelas.
Construção de Questionários
Docente responsável: Daniel Brooke – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd):
Aspectos teóricos e experimentais relacionados à elaboração de itens e de questionários para fins de pesquisa social. Considerações práticas de modelagem, crítica e interpretação dos instrumentos. Aplicação de exercícios visando a reforçar teoria e prática, incluindo a elaboração conjunta de um questionário pelos alunos.
Modelagem Linear Hierárquica (HLM) Aplicada à Educação
Docente responsável: Luis Antônio Fajardo Pontes – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd):
Introdução: limitações dos métodos clássicos de testagem de significância; conveniência da utilização de métodos de modelagem linear hierárquica em diversos contextos de pesquisa social e educacional. Modelos fundamentais em métodos hierárquicos: modelo plenamente incondicional, o uso de coeficientes aleatórios, exemplos de modelagem de dois níveis. Pré-requisito: Curso de Análise de Dados I ou disciplina de Estatística no nível de graduação em qualquer área.
Interpretação de Escalas de Proficiência
Docente responsável: Lina Kátia Mesquita – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd):
O uso das escalas de proficiência nas avaliações educacionais em larga escala. Características fundamentais das escalas de proficiência, comparabilidade de resultados, níveis de proficiência. Interpretação pedagógica dos níveis da escala: a associação entre realização e proficiência. Ancoragem de itens. Exercícios de interpretação de itens (Matemática e Língua Portuguesa). Pré-requisito: nenhum.
Outras informações podem ser obtidas com a Secretaria do PPGP pelo telefone (0xx32) 4009-9319.